UM POUCO DE HISTÓRIA
Há 3000 antes de Cristo, os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas.
As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.
INTRODUÇÃO
Às vezes, ao tentar partir algo em pedaços, como por exemplo, uma pizza, nós a cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.Pensemos neste exemplo: Dois irmãos foram juntos comprar chocolate. Eles compraram duas barras de chocolate iguais, uma para cada um. Iam começar a comer quando chegou uma de suas melhores amigas e vieram as perguntas: Quem daria um pedaço para a amiga? Qual deveria ser o tamanho do pedaço? Eles discutiram e chegaram à seguinte conclusão:
Para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria metade do chocolate para a amiga.
- Você concorda com esta divisão? Por quê?
- Como você poderia resolver esta situação para que todos comessem partes iguais?
- O que você acha desta frase: Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte.
Consideremos a fração 1/4, que pode ser escrita como:
Em linguagem matemática, as frações podem ser escrit
as tanto como no exemplo acima ou mesmo como 1/4, considerada mais comum.
Observe esta figura
Esta figura foi dividida em quatro partes, portanto, a parte mais clara representa um quarto da figura.
Leitura de frações
(a) O numerador é 1 e o denominador é um inteiro 1<10A leitura de uma fração da forma 1/d, onde d é o denominador que é menor do que 10 é feita como:
| Fração | 1/2 | 1/3 | 1/4 | 1/5 | 1/6 | 1/7 | 1/8 | 1/9 |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Leitura | um meio | um terço | um quarto | um quinto | um sexto | um sétimo | um oitavo | um nono |
(b) O numerador é 1 e o denominador é um inteiro d>10
Quando a fração for da forma 1/d, com d maior do que 10, lemos: 1, o denominador e acrescentamos a palavra avos.
Avos é um substantivo masculino usado na leitura das frações, designa cada uma das partes iguais em que foi dividida a unidade e se cujo denominador é maior do que dez.
| Fração | Leitura |
|---|---|
| 1/11 | um onze avos |
| 1/12 | um doze avos |
| 1/13 | um treze avos |
| 1/ 14 | um quatorze avos |
| 1/15 | um quinze avos |
| 1/16 | um dezesseis avos |
| 1/17 | um dezessete avos |
| 1/18 | um dezoito avos |
| 1/19 | um dezenove avos |
(c) O numerador é 1 e o denominador é um múltiplo de 10
Se o denominador for múltiplo de 10, lemos:
| Fração | Leitura | Leitura Comum |
|---|---|---|
| 1/10 | um dez avos | um décimo |
| 1/20 | um vinte avos | um vigésimo |
| 1/30 | um trinta avos | um trigésimo |
| 1/40 | um quarenta avos | um quadragésimo |
| 1/50 | um cinqüenta avos | um qüinquagésimo |
| 1/60 | um sessenta avos | um sexagésimo |
| 1/70 | um setenta avos | um septuagésimo |
| 1/80 | um oitenta avos | um octogésimo |
| 1/90 | um noventa avos | um nonagésimo |
| 1/100 | um cem avos | um centésimo |
| 1/1000 | um mil avos | um milésim o |
| 1/10000 | um dez mil avos | um décimo milésimo |
| 1/100000 | um cem mil avos | um centésimo milésimo |
| 1/1000000 | um milhão avos | um milionésimo |
Observação: A fração 1/3597 pode ser lida como: um, três mil
quinhentos e noventa e sete avos.
6º Anos V2, V3 e V4, vamos estudar bastante...
e qualquer dúvida, vocês sabem onde me encontrar.
Big Beijo para vocês!!!
Proova de nooovo D:
ResponderExcluirAHH'
Pois é Letícia...
ResponderExcluirE lá se vai o resto do ano.
BJUSS!!
Poliana
Gostei muito da explicação pois posso saber mais na hora da prova!!!!!!!!!!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
adoreiiiii!
bjosss:Isadora
Kkkkkkkkkk'
ResponderExcluirPoois é letiiiciaa
agora é prova ate o final do ano'
Donaa poliana adoreii a explicaçãooo muito boa mesmooo
Tava presisando de uma explicação desse tipo
Aii tomara qui eu sai bein na provaaaa'
Behin dona poliana
e feliz aniversario'
Alice Garcia 6ºV2
Olá! Isadora e Alice,
ResponderExcluirCom certeza essa explicação vai ajudar na hora da prova.E obrigadinha Alice...
Abraços,
Poliana
Que legau do jeito que você explica fica tão fácil de entender.....desse jeito eu passo de anos rapidim rsrsrs!
ResponderExcluirAbraço; Livair
Oi dona Poliana
ResponderExcluiradorei as novas postagens
tamben concordo com o ivair exeplicando assim a gente passa rapidinho kkkk
bjs
Pâmela
Adorei as postagens q vc fez continue postando bastante.
ResponderExcluirBJS
geovana marcelino fonseca
♥dª Poliana♥
doooona pooliana ♥
ResponderExcluirpeelo amoor de deeus'
nãao coomeente aqilo de theeermas'
kkkkk'
Olá Ivair Fernando, Pâmela, Geovana e Letícia,
ResponderExcluirContinuem sempre passando por aqui e dando uma espiadinha. Logo teremos novas postagens. Já assistiram os vídeos que postei?
Aguardo novos comentários...
Abraços a todos,
Poliana
Nossa os vídeos são bem legais, você está de parabéns D°Poliana!
ResponderExcluirAss;Fernando